quinta-feira, 20 de setembro de 2007

"[P:03]Governo federal vai investigar turismo sexual por soldados americanos no Rio"

-> Notícia:

"O Ministério do Turismo vai investigar a denúncia de que soldados americanos em serviço no Iraque estão vindo ao Rio de Janeiro para fazer turismo sexual e deverá recomendar ao governo brasileiro uma ação de repúdio, caso fique comprovado que uma agência de viagens americana está incentivando esse tipo de prática no país.(...)"

Confira a reportagem na íntegra no site:
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL2027-5606,00.html

Alguns sites relacionados:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u328273.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u303668.shtml
http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=2007920085346&assunto=163&onde=1
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u329548.shtml

-> Análise:

O turismo sexual é uma triste realidade vivida pelo nosso país, a exploração sexual de crianças e adolescentes por turistas é uma questão social que precisa ser estudada e compreendida para que possa ser, então,combatida.
É de suma importância esclarecer que não se pode classificar o “sexual” como categoria de turismo, mesmo que a prática seja comum em alguns países. Colocar a exploração sexual como modalidade do turismo é falta de conhecimento, pois a finalidade do turismo é gerar economia e divisas para o país. Então,não se pode conceber o conceito de “turismo sexual” como segmentação de mercado.


-> Proposição:

É necessário que se tenha uma atuação mais forte por parte do Poder Público para reprimir essa situação,é preciso destacar as campanhas e as leis. Acredito ser necessário inspirar cada vez mais empresas do setor a adotarem procedimentos para a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, através mesmo de parcerias.
Creio também, numa divulgação e disseminação maior do número do disque denúncia sexual (que hoje atende pelo número 100), com a fixação de cartazes, propagandas na mídia...

Nenhum comentário: