quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Turismo Internacional

Turista internacional aprova Brasil, diz pesquisa
Fonte: Globo Online
06/08/2006-10h:05 Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e São Paulo são as cidades brasileiras que mais recebem turistas estrangeiros interessados em fazer lazer no país. Se o motivo são negócios, eventos ou convenções, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre lideram a preferência. Quando a visita se dá por outras razões - para visitar parentes, por exemplo - São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são as preferidas dos turistas. O levantamento - feito em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e com a Universidade de São Paulo (USP) - constatou que 96% dos 5,3 milhões de turistas que visitaram o Brasil em 2005 pretendem retornar, pois têm opiniões positivas a respeito do país.
Arquivo
Praia de Grumari, no Rio de Janeiro
Nos três segmentos analisados pela pesquisa, a grande maioria dos entrevistados já tinha estado aqui em outras visitas. Para o diretor de Estudos e Pesquisas da Embratur José Francisco Salles Lopes, isso demonstra que o pais está fidelizando o turista internacional. E, a intenção de retorno foi expressa pela grande maioria deles (mais de 95% nos três segmentos). Os visitantes de países da América do Sul são os que mais gastam quando vêm ao Brasil. Entre os que lideram o ranking de gasto per capita estão a Argentina e o Paraguai. Países de outros continentes, como Suíça, Canadá e Inglaterra, também colaboram com o crescimento da economia local. A pesquisa apurou também que os turistas estrangeiros passaram a gastar mais no país. Em 2004, cada turista de lazer deixava US$ 58 por dia em solo brasileiro, valor que subiu para US$ 81,9 em 2005. Esse aumento também foi significativo entre os que vieram a negócios: passando de US$ 98 para US$ 112,3/dia. - Houve uma melhora no gasto per capita do turista, que pode ser atribuída a dois fatores: a valorização do real, que por estar mais forte faz o turista gastar mais e também porque houve uma melhora na qualidade do gasto do visitante – avalia o diretor de Estudos e Pesquisas da Embratur, José Francisco Salles Lopes. A pesquisa mostra que os turistas que vêm de mais longe – países da Ásia - em viagem a lazer ficam em média 14 dias no Brasil, contra uma média de dez dias para os visitantes de países vizinhos. Os portugueses, que são o nosso maior mercado na Europa, ficam em média 12 dias – superando a media de 2004, que foi de 11,9. Quando fazem viagens a negócios, a média geral é de 5,7 dias para os visitantes sul-americanos. No geral, a média de permanência em viagem a negócios em 2005 foi de 8,1 dias. Ligeiramente menor que a média verificada em 2004: 9,1 dias. Para os viajantes que visitam parentes e amigos ou vêm ao Brasil por outros motivos como saúde etc., a permanência média é de 18,9 dias. A média de idade dos turistas que mais visitam o país é de 32 a 40 anos. E a renda individual varia de US$ 3,3 mil a US$ 5,3 mil. Na avaliação feita pelos visitantes sobre infra-estrutura e serviços turísticos, o item que recebeu as piores notas foi telefonia e internet, demonstrando a insatisfação dos turistas com relação a estes serviços, sobretudo no segmento de lazer. Esta foi a primeira vez que estes itens foram pesquisados em pesquisas feitas pela Embratur. Mas, no geral, os turistas aprovam e se dizem satisfeitos com a visita feita ao Brasil. O estudo, divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério do Turismo, foi feito em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e a Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa ouviu 34 mil visitantes internacionais, em 2004, e 25.730 pessoas, em 2005. Os dados foram coletados em 22 portões de entrada em todo o Brasil incluindo aeroportos internacionais e fronteiras terrestres. Rio de Janeiro perde participação no mercado de turismo internacionalMesmo mantendo-se em primeiro lugar como o destino mais procurado no segmento de lazer para o visitante internacional, o estado do Rio de Janeiro está perdendo terreno para outros destinos brasileiros, conforme aponta a pesquisa Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil apresentada em 27 de julho pelo ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, em Brasília. O Rio de Janeiro, que figura entre as três unidades federais mais procuradas nos três segmentos observados pela pesquisa (lazer, negócios eventos e convenções e outros motivos, que inclui visita a parentes e amigos) apresentou queda na procura dos turistas internacionais entre 2004 e 2005 em todos eles: no lazer, mantém-se em primeiro lugar partindo de 36,3% para 34,7%; em negócios, eventos e convenções, fica em segundo lugar, caindo de 26,2% para 23,7%; e no segmento outros motivos – que figura também em segundo lugar - passa de 29,2% em 2004 e passa a 28% em 2005. São Paulo lidera a preferência dos viajantes em negócios e eventos com 59,9% em 2005 (59,6% em 2004); e em outros motivos passando de 37,9% em 2004, para 42,1% em 2005. Em números absolutos, o número de visitantes estrangeiros no estado permanece o mesmo: cerca de 1,5 milhão, conforme os dados da pesquisa da Fipe, o que demonstra que o Rio não avançou na conquista de um mercado que está crescendo, já que o Brasil apresentou um aumento de 11% no número de visitantes internacionais em 2005 (5,3 milhões) em relação a 2004 (4,7 milhões). Para o secretário estadual de Turismo, Sérgio Ricardo Martins de Almeida, a pesquisa reflete alguns fatores pelos quais o Rio vem passando recentemente. - Estou muito satisfeito com a pesquisa que mostra que demonstra a força do Rio, que se mantém em primeiro lugar no segmento de lazer e em segundo lugar nos outros segmentos, apesar dos poucos vôos internacionais que são mantidos para cá e da divulgação forte de problemas com relação à segurança. Mesmo assim recebemos turistas do mundo todo. O estudo evidencia o crescimento do estado do Rio Grande do Norte na conquista de turistas estrangeiros em busca de lazer. - O Rio Grande do Norte consegue abocanhar este aumento no número de visitantes. Os dados mostram que quem trabalhou mais ganhou mais. O Rio Grande do Norte que antes tinha uma pequena participação começa a avançar num mercado em crescimento. E leva este mérito – disse o diretor de Estudos e Pesquisas da Embratur, José Francisco Salles Lopes. O segmento de lazer como motivo principal da viagem, onde os estados do Nordeste despontam com maior destaque, teve no âmbito geral uma queda, sendo apresentado em 48,5% dos casos para 44,4% entre 2004 e 2005. O setor de negócios passou de 28,7% para 29,1%. As viagens motivadas por outras razões (visita a parentes e amigos, estudos ou cursos, motivos de saúde, religião ou peregrinação, compras etc.) aumentaram de 22,9% em 2004 para 26,5%.

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