-> Notícia:
->O que é o projeto: "O governador Aécio Neves e a secretária de Estado de Cultura, Eleonora Rosa, anunciaram , nesta quinta-feira (17/03), o início do processo de implantação do Circuito Cultural Praça da Liberdade. O projeto prevê a criação de um complexo cultural formado por salas e espaços multiuso para cinema, teatro, dança, concertos, exposições, oficinas e cursos, videoteca e biblioteca que funcionarão em prédios públicos do entorno da praça." ...
Continuação da reportagem no endereço: http://www.cultura.mg.gov.br/?task=interna&sec=1&cat=39&con=447&all_not=y&limitstart=150
->Situação atual: "Justiça nega liminar ao Ministério Público contra Projeto Circuito Cultural Praça da Liberdade e decide que não há qualquer ilegalidade no tocante às intervenções dos prédios tombados, já que foram aprovadas pelos órgãos responsáveis pela conservação do patrimônio histórico e cultural."
Continuação da reportagem no endereço: http://www.cultura.mg.gov.br/?task=interna&sec=1&cat=39&con=903&limitstart=30&all_not=y
->Análise:
É realmente feliz a idéia de se dotar a Orquestra Sinfônica de uma sede digna, mas será que o melhor lugar para "enfiar" a Sinfônica é dentro da antiga Secretaria de Estado da Fazenda, que é tombada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA/MG? Vale ressaltar que essa idéia ocasionaria a destruição e descaracterização da mesma, na contramão das leis que a protegem.
Ao se tratar do "Circuito Cultural da Praça da Liberdade", creio eu, que boa parte da a população está alheia ao debate sobre um assunto que lhe é especialmente importante: a preservação de um dos poucos remanescentes da arquitetura original da cidade — o conjunto histórico da Praça da Liberdade.
Não estou questionando a validade de se implantar novos equipamentos culturais na cidade, pelo contrário, mas será que para que isto se concretize é necessário "arruinar" o patrimônio histórico de Belo Horizonte? E a identidade do local,onde que fica?
-> Proposição:
Existem edificações em outros pontos da cidade realmente precisando ser restauradas e requalificadas, ou espaços disponíveis em áreas degradadas ou carentes, onde poderíamos construir equipamentos dessa natureza cultural.
Acredito na proposta da construção de um centro cultural na Rodoviária de Belo Horizonte, que mais para tarde irá ser desativada.
A Rodoviária está em um ponto central de Belo Horizonte, de fácil localização e acesso. Através de parceria com a iniciativa privada, o local poderia se tornar um "berço" de atividades culturais como por exemplo: são 8 plataformas de embarque se cada uma delas se tornar uma oficina como: oficina de pintura, artesanato, danças, apresentações culturais, exposições de fotos...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário